APAE visita Câmara Municipal


Apaeanos celebram conquistas e apresentam demandas. 

         Diretoria e alunos da APAE de Mutum participaram da reunião do dia 26 de setembro de 2012 no plenário da Câmara Municipal por ocasião da comemoração do Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, celebrado no dia 21 de setembro. 

        O presidente da APAE, Karone Marllus, em seu pronunciamento, falou um pouco do Movimento Apaeano brasileiro e ressaltou as recentes conquistas, as dificuldades e principais demandas da entidade em Mutum. "A APAE é um dos maiores movimentos sociais do mundo. Somos mais de 2000 entidades espalhada por todo o País que atendem mais de 250 mil deficientes. Aqui em Mutum, acolhemos diretamente cerca de 150 deficientes e aproximadamente 1000 pessoas considerando seus familiares. Temos em plena atividade a Escola Especial, provendo educação especializada aos alunos. Temos dentro da entidade uma Clínica que oferece acompanhamento em saúde em várias especialidades. Temos também o Serviço Social que juntamente com os demais setores promovem uma assistência visando o desenvolvimento social da entidade, dos deficientes, das famílias, bem como contribuir para o progresso humano no Município.”, ressaltou o dirigente.

        O dia Nacional de Luta – 21 de setembro - foi instituído em 1982 e oficializado nacionalmente pela Lei 11.133/05 sancionada saudoso vice-presidente da República José Alencar, no exercício interino da presidência. Foi escolhido o dia 21 de setembro pela proximidade com a primavera e o dia da árvore numa representação do nascimento de nossas reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições. Esta data é comemorada e lembrada todos os anos desde então em todos os estados e serve de momento para refletir e buscar novos caminhos e soluções, e também como forma de divulgar as lutas por inclusão social.

        Durante a visita foi lembrada a realização das atividades durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência de 21 a 28 de agosto que teve como tema “EM BUSCA DA IGUALDADE. ESTAMOS AQUI!”.  O evento mobilizou a sociedade brasileira quanto ao grande desafio evidenciado no lema da Semana: “QUEREMOS UMA IGUALDADE QUE RECONHEÇA AS DIFERENÇAS E UMA DIFERENÇA QUE NÃO PRODUZA DESIGUALDADE.”.

        Os representantes da APAE de Mutum celebrizaram, na oportunidade, as suas recentes conquistas destacando o prêmio nacional que indicou novamente a entidade como a maior “Marca de Confiança” do Brasil na categoria ONG, em pesquisa de opinião pública realizada pelo IBOPE e Revista Seleções. O presidente ressaltou os novos convênios firmados e a reforma da sede. “Iniciamos no primeiro semestre as obras de reforma da nossa sede e também investimos os recursos do convênio com a Secretaria de Estado de Saúde na nossa clínica. A nova infraestrutura e os equipamentos adquiridos permitirão uma atenção ainda melhor às pessoas atendidas pela instituição.”, declarou Karone que também destacou o trabalho e dedicação dos funcionários, voluntários, diretores e todos os parceiros que colaboram na manutenção da APAE em Mutum.

        O presidente da Câmara Municipal, Gézio Nunes de Oliveira, agradeceu a presença dos apaeanos, felicitou a entidade pelas conquistas e pelo trabalho realizado na cidade. “Muito nos honra a vinda da APAE a esta casa. O trabalho apaeano é de grande importância para o nosso Município. A luta de vocês é realmente grande e as conquistas refletem o trabalho sério, transparente e promissor dessa entidade. Parabéns e contem sempre com o Legislativo Municipal nessa luta.”, afirmou o Vereador.

        No final da reunião, dirigentes e alunos da APAE entregaram ao presidente da Câmara relatórios de atividades, prestação de contas, as principais dificuldades e necessidades da entidade mutuense para realizar sua missão de promover uma vida mais digna às pessoas com deficiência e sua família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário