Quem somos

         A APAE é uma entidade nacional que nasceu em 1954, no Rio de Janeiro. Caracteriza-se por ser uma sociedade civil e filantrópica, cujo objetivo principal é promover a atenção integral à pessoa com deficiência, prioritariamente aquela com deficiência mental. 


        O Movimento Apaeano é uma grande rede, constituída por pais, amigos, pessoas com deficiência, voluntários, profissionais e instituições parceiras públicas e privadas - para a promoção e defesa dos direitos de cidadania da pessoa com deficiência e a sua inclusão social. 

        A APAE de Mutum foi fundada no dia 23 de outubro de 1998 e atualmente atende cerca de 150 pessoas com deficiência intelectual e múltipla. 

         A APAE mutuense é sediada à Rua Artur Eutrópio, nº 300 no Bairro Cantinho do Céu,  inscrita no CNPJ sob o n.º 02.998.992/0001-13 e é considerada entidade de utilidade pública em âmbito municipal pela Lei nº 265 de 14/09/2000, em âmbito estadual pela Lei n.º 13.917 de 20/06/2001 e em âmbito federal através da Lei nº 028/2002 de 11/06/2002.

         A APAE Mutum integra o Conselho Regional Zona da Mata II que é sediado em Inhapim e compreende também Bom Jesus do Galho, Caputira, Caratinga, Ipanema, Lajinha, Manhuaçu, Manhumirim, Matipó, Santa Margarida, Santa do Manhuaçu, Simonésia e Ubaporanga. 

    Federação Mineira (FEAPAES-MG) - www.apaeminas.org.br - é composta por 415 APAEs e subdividida em 34 regionais que atendem juntas aproximadamente 88 mil pessoas. 

       Atualmente o movimento congrega a Federação Nacional das Apaes (FENAPAES) www.apaebrasil.org.br, 23 Federações Estaduais e 2.080 APAEs distribuídas em todo o País, que propiciam atenção integral a cerca de 300 mil pessoas com deficiência. É o maior movimento filantrópico do Brasil e do mundo, na sua área de atuação. 


A  NOSSA  MISSÃO :

"Promover e articular ações de defesa de direitos, prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária."
( § 1º do artigo 2º do Estatuto da APAE )


FAÇA-NOS UMA VISITA  e  seja também um APAExonado pela vida !