Dia Internac.das Pessoas com Deficiência

03 de Dezembro
       O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é comemorado anualmente no dia  3 de Dezembro. Este ano a data chama a atenção de todos salientando que "a verdadeira deficiência é não vencer preconceitos". 

       Esta celebração realiza-se desde 1998, ano em que a ONU (Organização das Nações Unidas) avançou com a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência.
       A data tem como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas. 

       Nos últimos anos, muita coisa mudou para melhor em relação à igualdade de oportunidades para pessoas com deficiência. Contudo, os desafios da inclusão continuam sendo grandes e requerem um novo olhar sobre o tema, o qual promova a valorização da diversidade humana. Entre as conquistas, está a consolidação de uma abordagem social da deficiência, que atualmente define a define como uma questão de direitos humanos, e não mais unicamente de saúde.

          Temas ligados à deficiência têm ganhado cada vez mais espaço na agenda pública nacional e internacional, conquanto se percebe hoje sua estreita relação com a noção de um desenvolvimento sustentável e inclusivo.

          Segundo reletório da OMS (Organização Mundial da Saúde), dos 7 bilhões de pessoas que já somos no mundo, mais de 1 bilhão delas têm alguma deficiência. Dessas, 200 milhões experimentam consideráveis dificuldades em realizar as suas atividades do dia a dia.

         No Brasil, o Censo de 2010 revelou que existem aproximadamente 45,6 milhões de brasileiros vivendo em situação de deficiência, o que significa 23,91% da população.

         É inegável, enfim, que a promoção de um desenvolvimento inclusivo em bases sustentáveis requer um esforço conjunto entre governo, sociedade civil e setor privado. Além disso, é fundamental que as pessoas com deficiência estejam envolvidas na produção, na implementação e no acompanhamento dos programas de desenvolvimento mais relevantes, entre outras iniciativas que visem condições de vida melhores para si, bem como para toda a sociedade, igualitariamente.
02 / 12 / 11

Nenhum comentário:

Postar um comentário