Alunos e Autodefensores da APAE tiveram um encontro no dia 03 de outubro, na sede da entidade, com Fernanda de Siqueira Lucas que desde março de 2011, à convite do Presidente Karone Marllus, é Assessora Jurídica Voluntária da APAE de Mutum. Fernanda é Bacharel em Direito pela FADILESTE, formada em 2010 e, hoje, se dedica, de uma forma especial, na luta pelos direitos das pessoas com deficiência. Em um bate-papo bem agradável, Fernanda falou um pouco de sua história, destacando sua formação acadêmica e seu relacionamento com o Movimento Apaeano em Mutum.
Os Autodefensores apaeanos são alunos eleitos entre si para representá-los oficialmente na diretoria da entidade, atuando em órgãos e eventos pertinentes. A APAE de Mutum possui dois Autodefensores titulares (Gisele S. Teodoro e Sidnei S. Ramos) e dois suplentes (Leonardo Sangi e Michelle P. Moreira) que participam ativamente das atividades institucionais apaenas.
A autodefensoria envolve importantes aspectos no sentido de partir para uma luta legal feita pela pessoa com deficiência em defesa de seus próprios direitos, através da formação de uma consciência e de informação. O autodefensor é aquele que assume um papel de liderança na sua vida, lutando por seus planos e expectativas, assumindo as dificuldades encontradas na sua vida e conseguindo levar essas questões a índices de reflexão e de transformação, contribuindo para as mudanças positivas da sua realidade e dos anseios de todas as pessoas com deficiência.
Fernanda e a TO Jussara. |
Na APAE de Mutum, as atividades de autofedenforia e autogestão são articuladas pela Terapeuta Ocupacional Jussara Araujo Mendes, que também é responsável pela Articulação Regional de Autogestão, Autodefesa e Família das APAEs da Zona da Mata II, que abrange 14 cidades.
Saiba mais sobre o programa de Autodefensoria da APAE acessando www.autodefensoria.org.br
04 / 10 / 11
Nenhum comentário:
Postar um comentário