Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência - 21/09

Câmara Federal realiza sessão solene recebendo várias entidades sociais.
Plenário Ulysses Guimarães
       A Sessão Solene em homenagem ao “Dia Nacional de Luta pelos Direitos da Pessoa com Deficiência – 21 de Setembro” foi realizada em tom de reverência e respeito às pessoas com deficiência e suas lutas. O requerimento para a realização da Solenidade foi de autoria da Dep. Erika Kokay do Dep. Eduardo Barbosa que é presidente da FENAPAES (Federação Nacional das APAEs).

Dep.Eduardo Barbosa. Pres.FENAPAES
      O Dep. Eduardo Barbosa, fez o primeiro discurso onde focou a história de Sucesso das Organizações Sociais na atenção e atendimento das pessoas com deficiência no Brasil. "É imprescindpivel que sejam feitos  investimentos nestas entidades e também na melhoria das políticas públicas para as pessoas com deficiência promovidas pelo Governo e com respeito a vontade de todos.", frisou o Deputado.

      As Entidades de defesa dos direitos das pessoas com deficiência também foram chamadas para compor a mesa diretiva. Estavam presentes a FENAPAESONCB (Organização Nacional dos Cegos do Brasil), ONEDEF (Organização de Entidades de Pessoas com Deficiência Física), FENASP (Federação Nacional das Associações Pestalozzi), CBBC (Confederação Brasileira de Basquete Ball em Cadeira de Rodas), Comitê Paraolímpico Brasileiro, dentre outras.

       Sandra Marinho Costa, Secretaria Executiva da FENAPAES, representou o movimento apaeano recebendo o Certificado que confere a FENAPAES o título de honra ao mérito  em reconhecimento a sua atuação em defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Outras entidades também foram homenageadas.






Cadeirante Dep.Rosinha Adefal
       A Dep. Rosinha da Adefal que teve de subir a tribuna carregada porque não existe rampa de acesso à mesa Diretora, disse que fez questão de subir carregada, apesar do risco, para que todos pudessem ver as dificuldades que as pessoas com deficiência passam no dia a dia. "Já foram feitas adaptações arquitetônicas na Câmara e no Senado, mas a acessibilidade ainda não é plena.", ressaltou. 

     O Senador Wellington Dias também marcou presença e informou que a Presidenta Dilma Rousseff vai apresentar o Plano Nacional para a Pessoa com Deficiência dia 28 de Setembro.

      A Deputada e Profa. Dorinha Seabra Rezende discursou e homenageou os professores brasileiros e também as APAEs pelos atendimentos promovidos as pessoas com deficiência que informou conhecer e respeitar, pela qualidade e também pela vanguarda.

Dep. Romário
     O Deputado ex-jogador de futebol Romário discursou e disse que sua grande motivação é sua filha Ivy que nasceu com síndrome de down. Criticou a falta de acessibilidade e solicitou atenção dos governantes ao fato.

      O Deputado Walter Tosta que é cadeirante solicitou que no próximo recesso parlamentar as obras de acessibilidade fossem realizada para garantir acessibilidade completa na Câmara e no Senado.  Emocionado solicitou a todas as pessoas com deficiência que se filiem a partidos políticos de sua afinidade e busquem representatividade política para que possam conquistar e garantir novos espaços.

Dep. Eduardo Barbosa presidindo a Mesa
       A solenidade foi encerrada com um intuito conjunto de que todos se esforçassem para que o Brasil seja conhecido como um país que cumpre o que a Constituição determina sobre os direitos das pessoas com deficiência.

Fonte: FENAPAES  www.abraebrasil.org.br  Fotos: João Lobo.



22 / 09 / 11

Nenhum comentário:

Postar um comentário