I Seminário Municipal sobre inclusão escolar da pessoa com deficiência intelectual e múltipla na educação básica

Evento da Secretaria Municipal de Educação reúne educadores, autoridades, pais e deficientes.
   O seminário, realizado no dia 11/04/11 na Casa da Cultura, contou com a participação de cerca de 150 pessoas e teve como objetivo avaliar a inclusão escolar dos alunos com deficiência intelectual e múltipla, apontando os principais problemas e os possíveis caminhos para atender com eficácia as necessidades dos alunos.
    Após a apresentação da Secretária Municipal de Educação, Márcia L. Pires de Araújo de Sá, os professores, pais e alunos, especialistas e algumas lideranças locais puderam discutir sobre o cenário educacional contemporâneo e elaborar propostas com o intuito de instigar políticas públicas eficientes de inclusão e alimentar a reflexão sobre um tema recorrente, complexo e tão relevante.


Debates
Autodefensor Leonardo Sangi
  As pessoas com outras deficiências (física, auditiva e visual), não passam por tantas dificuldades, já que suas necessidades são mais concretas exigindo mudanças como remoção de barreiras, comunicação adequada ou recursos didáticos que suprem as suas necessidades e facilitam seu rendimento escolar. O encontro permitiu avaliar o que está sendo oferecido a esses alunos e como devemos organizar o sistema educacional em nosso município de forma a atender naquilo que eles devem ter por direito.

       Os participantes do seminário se manifestaram favoráveis à inclusão, ressaltando, porém que há muito que se fazer para promover essa inclusão com a devida qualidade.          
Presidente APAE na abertura do evento
         O presidente da APAE, Karone Marllus, ressaltou a iniciativa e o apoio do Executivo Municipal, destacando a expressiva participação da comunidade na discussão de um tema tão importante. "A satisfação das necessidades peculiares das pessoas com deficiência é um dever de todos. É fundamental que a sociedade se dedique de fato na busca por soluções que favoreçam efetivamente a inclusão escolar, bem como outras ações que promovam qualidade de vida desses cidadãos e suas famílias.", declarou o dirigente.

  No final do encontro, foi elaborado um documento com as peculiaridades locais que, condensado regional e nacionalmente, servirá para articular, junto ao governo e outros segmentos da sociedade, os avanços que propiciem a produtividade escolar, o exercício pleno da cidadania, garantindo uma melhor qualidade de vida para as pessoas com deficiência intelectual e múltipla. “Incluir é necessário, mas eficiência nesse processo é essencial”.
14 / 04 / 11

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