Apaeanos abordam avanços na saúde com o Governo de Minas Gerais

Encontro foi em Belo Horizonte no dia 28/11 na Cidade Administrativa. 
          Dirigentes da APAE de Mutum e de outras cidades mineiras estiveram reunidos no dia 28 de novembro de 2012 na sede da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, na Cidade Administrativa "Tancredo Neves", em Belo Horizonte. Os apaeanos foram recebidos pela Coordenadora Geral do Programa de Atenção Integral a Saúde da Pessoa com Deficiência Intelectual e Autismo, Mônica Neves. A reunião contou também com a presença da Superintendente da APAE de BH, Darci Fiorante Barros que também representou, na ocasião, o presidente da FEAPAES-MG, Dr. Eduardo Barbosa

Darci Fiorante Barros, Meiry Reis, Karone Marllus,
Cristina Coelho e Mônica Neves
        O encontro teve como objetivo central tratar da nova proposta do governo para as APAEs credenciadas como operadoras do SUS, visando ampliar os atendimentos prestados dentro do Programa de Atenção Integral a Saúde da Pessoa com Deficiência Intelectual e Autismo, bem como a revisão e  regularização dos convênios com as unidades prestadoras de serviço conforme Deliberação CIB-SUS/MG Nº 596 e outros dispositivos. 

         Segundo o presidente da APAE de Mutum, Karone Marllus, nestes termos a APAE passa a ser considerada Centro de Atendimento Especializado exercendo as atividades através do SUS.  "Atenderemos todas as pessoas com Deficiência Intelectual e Autismo do município depois de triadas pela junta reguladora que deverá ser instituída pela Secretaria Municipal de Saúde, além de podermos instituir outras parcerias e projetos importantes para desenvolver ainda mais a prestação de serviços da nossa clínica que conta com médico neurologista, fisioterapeura, terapeuta ocupacional, psicóloga, fonoaudióloga, e assistente social.", frisa o dirigente.

      Mônica Neves salientou outras deliberações dessa portaria como: a necessidade de organizar e regulamentar o atendimento à saúde da pessoa com deficiência; a necessidade de criar critérios e parâmetros para encaminhamento dos neonatos de risco e crianças de 0 a 3 anos para acompanhamento especializado a necessidade de qualificação do atendimento em saúde da pessoa com deficiência; a necessidade de estabelecimento de mecanismos de avaliação, supervisão e acompanhamento da assistência prestada à pessoa com deficiência; a necessidade de criação de um fluxo de encaminhamento de referência e contra referência entre os serviços oferecidos pelo SUS-MG para o atendimento à pessoa com deficiência; a necessidade da criação das Juntas Reguladoras da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência; a necessidade de planejar e priorizar o foco da assistência em saúde no acompanhamento dos neonatos de risco e na intervenção precoce, visando o diagnóstico, tratamento precoce e a prevenção de deficiências.

        Nesta proposta o Governo do Estado disponibilizará mais R$ 17 milhões ao Programa de Atenção Integral a Saúde da Pessoa com Deficiência Intelectual e Autismo, que deverá priorizar a prevenção de deficiências e a Estimulação Precoce aumentando assim o repasse às APAES conveniadas e garantindo mais 20% de incentivo para que as mesmas possam investir em qualificação, melhorando os atendimentos prestados e em contrapartida as APAES deverão seguir dois indicadores priorizados pelo governo estadual. O primeiro indicador cabe promover periodicamente treinamentos e qualificação a população local acerca da saúde, educação e assistência social prestadas às pessoas com deficiência. O segundo indicador prevê a qualificação constante do quadro funcional.

        A Coordenadora Geral Meiry Reis ressalta que as mudanças propostas já estão sendo implementadas e serão repassadas aos gestores municipais. "As propostas serão abordadas  na próxima reunião da CIB-SUS/MG prevista para o mês de Fevereiro de 2013, e entrarão em vigor após a aprovação e deliberação das Secretarias Municipais que ocorrerá em meados de 2013.", lembra. 

Teodomiro Costa, Meiry Reis, Cristina Coelho e Karone Marllus
       A APAE mutuense esteve representada na reunião pelo presidente Karone Marllus, o diretor financeiro Teodomiro Costa, a Coordenadora Geral Prof. Meiry Reis e a Secretária do SUS Cristina Soares Coelho. 

        A comunidade apaeana comemora a sinalização para significativos avanços na promoção da saúde da Pessoa com Deficiência em Minas.  A ampliação dos convênios é uma grande conquista que reflete sobretudo a efetiva parceria e o voto de confiança do Estado nas APAEs que têm como bandeira a defesa e promoção de uma vida digna para as pessoas com deficiência.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário