APAE promove a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

Evento teve várias e importantes atividades.

       A APAE Mutum, assim como todas as APAE’s de todo o Brasil, comemorou a SEMANA NACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA, no período de 20 a 27 de agosto, tendo como tema “A pessoa com deficiência quebra a cultura da indiferença. Tenha coragem de ser diferente." Durante a Semana destacaram-se a motivação, o entusiasmo e o amor à missão APAEana de todos os participantes.
Passeata
Artesanato dos alunos
       
Missa na Matriz
A Programação da Semana Nacional em Mutum foi marcada por intensas e estratégicas atividades.  Começamos no dia 20/08, com uma feira com exposição dos trabalhos confeccionados pelos alunos das oficinas de artesanato. No dia 21, participamos de uma missa em ação de graças na Matriz São Manoel presidida pelo Pe. Silas. Na segunda (22) fizemos uma passeata com a ilustre participação dos alunos e funcionários da APAE de Lajinha-MG e dos alunos do Colégio Mutum percorrendo as principais ruas da cidade e com a marcante apresentação da Fanfarra São Manoel. No dia 23 fomos calorosamente recebidos pela APAE de Aimorés e visitamos o Instituto Terra. Na quarta (24), tivemos o nosso “I Chá APAExonados pela vida” recebendo 
Culto na Igreja Quadrangular

Manhã de lazer na Praça da Figueira

os sócios contribuintes e colaboradores para agradecer o apoio recebido durante os nossos 13 anos de trabalho e também  prestar contas das atividades realizadas pela Instituição. Na quinta (25) participamos de uma descontraída  manhã de lazer na “Figueira”, localizada próxima das futuras instalações da APAE no Bairro Jardim da Ponte.  No dia 26 o Prefeito de Lajinha abriu as portas de sua residência recebendo a APAE de Mutum e de Lajinha para uma confraternização. Encerramos a programação no dia 27, sábado, com um culto de louvor na Igreja do Evangelho Quadrangular, presidido pelo Pastor Gilmar, que na ocasião fez uma doação de R$ 500,00 à APAE de Mutum, em nome da Igreja.

Cristina Coelho 
       Segundo a Coordenadora da APAE, Cristina Coelho, para organizar os eventos que aconteceram ao longo da semana, os funcionários dos vários seguimentos da entidade, reuniram-se e foram divididos em equipes e todos se preocuparam em envolver as famílias e a comunidade local no desenvolvimento das atividades. Nosso maior objetivo na escolha das atividades realizadas durante essa semana, foi a promoção e integração de nossos alunos no contexto social, buscando meios diversificados para enfatizar seu potencial como cidadão., afirmou a Coordenadora.
      
 Este ano, a Semana Nacional buscou estimular a reflexão sobre a quebra da cultura da indiferença, ou seja, o ato de ignorar o que é diferente. O texto base elaborado pela Federação Nacional das APAEs (FEANAPAES) diz que essa atitude nos torna covardes, pois quando se começa a eximir de suas responsabilidades com o outro, o ser torna-se fraco. 
Instituto Terra - Aimorés (MG)
Capoeira - em Lajinha (MG)
Contemporaneamente a indiferença tem permitido várias violências, pois muitas pessoas só se importam com questões de sua própria existência, o que já é uma conquista grandiosa, como no caso das pessoas com deficiência e suas famílias que em suas conquistas diárias dão lições de coragem e fazem com que todos reflitam a respeito do que realmente tem valor.

Na APAE de Aimorés (MG)

       O presidente da APAE de Mutum, Karone Marllus, comemora os importantes avanços conseguidos em vários níveis tais como: autonomia e participação na sociedade, atendimento clínico, acessibilidade física, conquista de apoios, debates importantes, entre outros avanços sociais. O dirigente lembra que o esforço agora é criar novos mecanismos para os deficientes expressarem suas vontades e atuar em novos espaços. "As entidades, como a APAE, são fortes agentes de mobilização e desenvolvimento social. Sem essas instituições o Governo, seja na esfera municipal, estadual ou federal, não teria avançado nesse sentido." afirma o 
dirigente apaeano ressaltando que uma das principais propostas da APAE mutuense destacada na Semana Nacional de 2011 é a criação do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.  

I Chá APAExonados pela Vida
       A Família APAEana agradece a todos que participaram e colaboram na promoção da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla em Mutum e conclama a sociedade para constantemente atentar-te para as demandas das pessoas com deficiência a fim de que tenham seus direitos garantidos plenamente. 
       Veja mais fotos da Semana Nacional clicando aqui. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário