Dia internacional da Síndrome de Down

 21 DE MARÇO.  Quem entra pelos portões da APAE descobre que o slogan "Apaexone-se" da associação é um convite à quebra de tabus e preconceitos. O carinho que mães, funcionários, direção e voluntários devotam aos alunos cria um ambiente familiar e propício para o desenvolvimento dos assistidos.

        De norte a sul do Brasil, as APAEs estão prontas para lidar com todos os tipos de deficiência. Mas, neste mês, acontece algo muito especial. O dia 21 é o Dia Internacional da Síndrome de Down. O data comemorativa foi proposta pela Down Syndrome International  em alusão ao cromossomo extra no par de número 21 (21/3 ou 3-21), que as pessoas com Síndrome de Down possuem.

        A primeira comemoração da data foi em 2006. No Brasil, houve muita repercussão na mídia desta data em 2007, pela presença do jogador de futebol Romário e da novela Páginas da Vida.

SÍNDROME DE DOWN

         A síndrome de Down não é uma doença. É uma ocorrência genética natural, que no Brasil acontece em 1 a cada 700 nascimentos e está presente em todas as raças. Por motivos ainda esconhecidos, durante a gestação as células do embrião são formadas com 47 cromossomos no lugar dos 46 que se formam normalmente.

       O material genético em excesso altera o desenvolvimento regular da criança. Os efeitos variam enormemente de indivíduo para indivíduo, mas pode-se dizer que as principais características são os olhinhos puxados, o bebê ser mais molinho, e o desenvolvimento em geral se dar em um ritmo mais lento. Com apoio para seu desenvolvimento e a inclusão em todas as esferas da sociedade, as pessoas com síndrome de Down têm rompido muitas barreiras. Em todo o mundo, e também aqui no Brasil, há pessoas com síndrome de Down estudando, trabalhando, vivendo sozinhas, escrevendo livros, se casando e até chegando à universidade.

        Quebre a resistência e tome uma atitude: construa acessibilidade para a pessoa com deficiência intelectual. Vamos usar o tema criado para orientação dos trabalhos de mobilização social e articulação da Rede Apaeana em 2009 para convidar nossas famílias e amigos e fazer com que todas as comemorações contribuam para a inclusão plena das pessoas com deficiência na sociedade.

        Entre em contato com a APAE de Mutum e saiba mais sobre o assunto e também como colaborar com a entidade na busca por uma melhor qualidade de vida para as pessoas com deficiência.   
21 / 03 / 11

Nenhum comentário:

Postar um comentário